Questões importantes sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação a Distância (TIC)

1.1.1 – Os ambientes informatizados e a aprendizagem colaborativa

1- Como a TIC potencializa o aprendizado?
R: Através da participação ativa de trocas virtuais ou presenciais com pessoas de diferentes culturas, idiomas e realidades sociais.

2- O que é preciso para realizar os processos de aprendizagem tendo como meio a tecnologia?
R: Programas (softwares), rede intranet e rede internet permitindo contatos síncronos e assíncronos.

3- Qual a tendência da aprendizagem emergente?
R: Corporativa, informativa e colaborativa.

4- Por que a escola precisa ser um “ambiente inteligente”?
R: Será nesse ambiente que os alunos adquirirão os conhecimentos de aprendizagem.

5- O que a sociedade atual solicita no desenvolvimento pessoal?
R: O senso crítico, a expressividade, a criatividade, a capacidade de trabalho em grupo, entre outras habilidades.

6- O que é automação do ensino?
R: É a regulação e operação do aprendizado sem supervisão humana.

7- Como os alunos e professores poderão utilizar os meios tecnológicos sem causar a automação do ensino?
R: Através do exercício da reflexão coletiva que, conseqüentemente, embasará posições, iniciativas e novos percursos.

2.1 Contextualização da EaD

1 – Quais os reflexos dos avanços tecnológicos na Ead?
R: As possibilidades de uma boa formação pelo acesso a tecnologias facilitadoras e inovadoras.

2 – Quais foram as reformulações sofridas pela educação a distancia ?
R: A cada tempo era utilizados os instrumentos de comunicação mais acessível, mas com o
avanço das tecnologias foi facilitando a comunicação diminuído as distâncias e ampliando os
horizontes.

3 – Explique a frase “conhecimento construído coletivamente”
R: Podemos produzir, criar e observar por varias fontes de informações que nos possibilita
interação por meio de tecnologias. Sendo uma forma de pensar e colaborar coletivamente

4 – Em que se baseia a teoria construtivista?
R: Baseasse na ação reflexão ação permanentes e na produção do conhecimento, no qual
todos são aprendizes e professores.

5 – Qual o principal desafio triunfo para a expansão da Ead?
R: Esta em lugares distintos e em tempo real por meio de comunicação capazes de ultrapassar
limites.

6 – O que mudou na relação aluno professor com o advento da Ead?
R: Nesse contexto o aluno deixa de ser um receptor passando assim a poder interagir junto ao professor e colegas facilitando o aprendizado numa troca de informações cognitivas.

7 – A Ead é a solução para todos os problemas da educação?
R: não, mas uma oportunidade de mudança.

2.2 Breve retrospecto da EaD no Brasil e a legislação brasileira

1) Qual foi o objetivo de introduzir a EaD no Brasil?
R: Atender à uma população pouco assistida.

2) O que gerou o MEB(Movimento de Educação de Base)?
R: A expansão do serviço de radiodifusão educativo do MEB nas escolas radiofônicas dos estados nordestinos.

3) Qual o objetivo do MEB?
R: Por ser um sistema de ensino à distância não formal, tem com o objetivo, desenvolver alfabetização para jovens e adultos, através de programa de rádio.

4) Qual a finalidade da criação do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação)?
R: Foi criada com o intuito de levar a tecnologia para a escola, e ao mesmo tempo, tornar
acessíveis os diferentes suportes de informação existentes na comunidade escolar.

5) Quando ocorreu o grande avanço da EaD no Brasil?
R: Em 1992, quando o Ministério da Educação, através da Secretaria de Ensino Superior, propôs discussões para estimular a EaD nas universidades brasileiras.

6) O que as tecnologias educacionais procuram resgatar?
R: A ideia da universalização e da democratização do ensino, desta vez tendo o cuidado de localizar a realidade social e educacional do país.

7) Como a legislação define a EaD?
R: Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

2.3 EAD ONLINE
1- Como podemos definir o processo de aprendizagem na Educação EAD?
R= Pode – se definir educação online como o conjunto de ações de ensino/aprendizagem desenvolvidas por meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência.

2- Qual a diferença entre EAD online e EAD a distância?
R= Educação a distância é mais ampla que a EAD online, pois permite a interação dos alunos e envolvimento em outros meios de comunicação.

3- Como se da à interação no processo de EAD online?
R= Pela troca e desejo dos membros, alunos e professores de se manterem em contato em estado permanente de aprendizagem.

4- Qual o aspecto mais importante da EAD online?
R= Esta na formação de comunidades virtuais de aprendizagens, permitindo assim uma grande troca de informações.

5- Quais os elementos concebidos por Freire sobre comunicação na educação?
R= Postura aberta do emissor e receptor para lograr um clima de mútuo entendimento;
• Bi-endereçamento do processo em que as mensagens possam circular em ambos sentidos educador - educando;
• Interação no processo que suponha a possibilidade de modificação das mensagens e intenções segundo a dinâmica estabelecida.

6- Qual o conceito dado por Marcos Silva e Aragão sobre EAD online?
R= Segundo Marcos Silva a EAD online aponta como novo espaço de comunicação, sociabilidade, organização, informação do conhecimento e de educação. Já Aragão, acredita que EAD online é indispensável evidenciar a interatividade para que permita a interação entre os interventores e que seja construída em malha de relações materializada nas produções coletivas de conhecimentos.

7- Defina Cibercultura.
R= Forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.

3.1 Como surgem os AVAS diante das comunidades virtuais.
3.2 Ambientes virtuais: conhecendo e compreendendo.

1. Como são formadas as comunidades do AVA?
R: A partir da interação de movimentos locais e sociais.

2. Um grupo de pessoas reunidos em algum lugar da rede, no ciberespaço que possuem interesse em coletivizar, colaborar, construir, comunicar alguma coisa. Nesse contexto, como podemos definir AMBIENTES VIRTUAIS?
R: Como espaço coletivo no ciberespaço que agregam pessoas e equipamentos técnicos com a função de produzir e disseminar informações e conhecimentos.

3. A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, que é derivado de virtus, que significa:
a) ( ) rapidez e força
b) ( x ) força e potência.
c) ( ) tecnologia e potência.
d) ( ) tecnologia e avanço
e) ( ) N.D.A.

4. Os AVAS estão ocupando espaços para além da rede WWW. Onde os ambientes AVA podem ser utilizados:
a) ( x ) tanto na educação a distância quanto na presencial.
b) ( ) somente na educação a distancia.
c) ( ) somente na presencial.

5. O que é rede na internet?
R: Todo fluxo e feixe de relações entre seres humanos e as interfaces digitais.

6. Não é característica do MOODLE:
a) ( ) flexibilidade funcional e estética.
b) ( x ) acesso dificultoso.
c) ( ) facilidade de operação por alunos e professores.

7. Espaço cibernético é o lugar onde estamos quando entramos em um ambiente virtual,onde as informações circulam de forma rápida e fecunda. A palavra “Espaço Cibernético” pode ser traduzida como:
a) () Espaçocibereis
b) () Espaço
c) ( x ) Ciberespaço.


3.3 O MOODLE: Conhecendo suas ferramentas e possibilidades de comunicação e aprendizagem.

1) O que você entende sobre MOODLE?
R: É um espaço virtual livre e aberto com finalidade pedagógica e educativa para interação de aluno e professor.

2) Quais são as ferramentas disponíveis para a comunicação e aprendizado do MOODLE?
R: Forum, Chats, Wiki, Glossário,e Livros.

3) O que possibilita as ferramentas do Wiki?
 R: Possibilita a construção de textos e tópicos de vários autores.

4) Qual o objetivo do Forum?
R: Abrir espaço para alunos e professores compartilhar e interagir sobre assuntos abordados.

5) O que fornece a estrutura AVA MOODLE ?
R: A construção de conhecimento pelos alunos com autonomia e coletividade.

6) Porque o MOODLE se destaca dos outros LMS( Learing Management System)?
R: Ele é mais utilizado no Brasil e no mundo devido a flexibilidade funcional e operacional pelos
professores e estudantes.

7) Qual é o objetivo do diário no MOODLE?
R: É a produção individual com acesso restrito entre alunos e professores.

8) Cite algumas possibilidade pedagógicas oferecidas pelo MOODLE ?
R: Descorçoes relativo ao curso, debates entre os participantes esclarecimento de duvidas interações nos cursos, acesso a qualquer momento e leituras.